O Ben odiava RISCO.
Depois de o novo miúdo da escola ter um acidente no riacho atrás da floresta, RISCO era só sobre o que toda a gente falava. RISCO de que se pudessem magoar no recreio… e por isso as crianças deixaram de brincar. RISCO de que escorregassem a correr, portanto toda a gente andava… devagarinho. RISCO disto, RISCO daquilo, para onde quer que se virassem. O bairro estava bloqueado com medo do RISCO, e não se via um sorriso em parte nenhuma.
Era demais, e o Ben já não aguentava. Pior que tudo, a floresta era agora uma zona proibida, porque havia o RISCO de que alguém pudesse tropeçar e cair. A casa na árvore dele e dos amigos bem podia ser noutro planeta. Com o fim das aulas e o verão a aproximarem-se rapidamente, alguma coisa tinha que ser feita, ou arriscavam-se a ter as férias grandes estragadas para sempre.
RISCO, RISCO, RISCO!
…E então a Alice tem a ideia maluca de salvar os salmões porque eles também estão em RISCO, mas os jovens da Equipa de Projetos nem sequer estão autorizados a aproximar-se do riacho para o limpar!
Parecia um projeto impossível. Mas eles já tinham feito o impossível antes…
Notas para Pais e Professores:
Neste livro da série Aventuras de Projetos Juvenis, os jovens lideram um projeto de recuperação ambiental e aprendem a gerir o Risco.
Comentários
“Tive o prazer de ler e adorar o primeiro nesta série de livros, O Projeto da Super Casa na Árvore, tendo ficado completamente conquistado pelo conceito de histórias de gestão de projetos para crianças e pela escrita – e, adivinhem? O Gary volta a fazer um trabalho magnífico no sexto volume desta fantástica série, com O Projeto do Fantástico Resgate do Riacho.”
Peter Taylor, autor do livro The Lazy Project Manager (O Gestor de Projeto Preguiçoso).