
Esta é a Charlotte. Ela precisa de um fígado novo.
Apesar de a Charlotte ser apenas uma menina de uma história (e não uma pessoa real), há muitas crianças verdadeiras tal como ela – ou seja, que sofrem de doenças crónicas como a cirrose ou outros problemas de fígado insuficiência renal, e outras situações que não melhoram sozinhas, ou sequer com medicação.
Estas crianças não se divertem nem têm tanta liberdade como os outros miúdos, já que têm que ir regularmente ao hospital e podem estar limitadas nas suas atividades físicas. Algumas doenças, como a insuficiência renal, podem ser controladas com tratamentos continuados, tal como a hemodiálise.
No entanto, nem sempre os tratamentos ou a medicação melhoram as coisas, e com o passar do tempo as crianças podem ficar mais doentes e a única forma de ajudar algumas delas é fazer-lhes um transplante.
O que é um transplante?
Um transplante é quando se substitui um órgão doente (uma parte do corpo) por um saudável – como um rim ou parte de um fígado. Estes precisam de ser doados por alguém que queira ajudar e implicam cirurgia – para remover o órgão saudável do dador e colocá-lo na pessoa doente, substituindo o órgão que não funciona.
Um problema muito real
As doenças do fígado e outras doenças crónicas são muito reais, e acontecem tanto a crianças como a adultos. Milhares de crianças por ano em todo o mundo necessitam de transplantes para uma série de situações, desde a insuficiência do fígado à insuficiência renal (rim) e outros problemas. Tristemente, nem todos conseguem a tempo os transplantes de que necessitam. Os sintomas da Charlotte de falha hepática progressiva não são os únicos que podem ocorrer, mas são alguns dos mais comuns. Os sinais de bilirrubina elevada são muito reais – desde a cor amarelada da pele e olhos à medida que acumula, ao tom de pele verde-escura e acastanhada à medida que os níveis de bilirrubina sobem perigosamente e a função hepática piora. Já o vi acontecer em alguém muito próximo de mim.
Informação clínica
Aqui encontras alguns recursos médicos e links relacionados com insuficiência hepática e transplantes:
• Cirrose do fígado nas crianças (Children’s Hospital)
• Transplantes parciais do fígado (Oxford Journals)
Onde posso saber mais, e como posso ajudar?
Descobre mais acerca da tua organização nacional ou regional de doação de órgãos e transplantes.
A maioria dos países tem uma organização de doação de órgãos e transplantes que ajuda a corresponder pessoas que necessitem de um transplante com pessoas dispostas a doar – ou mesmo só a ajudar através de voluntariado, ou doando dinheiro para auxiliar crianças e adultos a conseguirem os transplantes de que precisam. Os transplantes de órgãos podem ser muito dispendiosos, e se fores capaz de ajudar uma família necessitada de alguma forma, isso é extraordinário!
Aqui está uma lista parcial de organizações de registo de dadores de órgãos/transplantes:
(Canada) Canadian Transplant Society
(Portugal) SNS Doação de Órgãos e Transplantes
International Liver Transplant Society
International Organ Donation Societies